quarta-feira, 21 de abril de 2010

O Leão e a Raposa

Há muito tempo atrás, 8 séculos passados, havia uma raposa e um leão. Eles pertenciam a reinos diferentes, porém moravam relativamente perto um do outro.
A raposa era miserável, morria de fome e não tinha dinheiro algum, então freqüentemente ela viajava até os reinos mais próximos para conseguir comida ou roubar de alguém. O leão também passava fome, mas ele tinha uma pequena fortuna em esmeraldas que, infelizmente, não eram aceitas como dinheiro em seu reino, então ele resolveu vendê-las.
A raposa estava caminhando quando de repente topou com o leão e várias esmeraldas em torno dele. Ela perguntou, animada “Oh grande leão, você está dando esmeraldas?” O leão riu e respondeu “não posso dá-las, pois sou pobre, então estou vendendo.” A raposa queria ter as esmeraldas, pois ela poderia comprar comida em seu reino (onde as esmeraldas eram aceitas), mas ela não tinha dinheiro para dar ao leão, então ela mentiu “Eu posso levar duas esmeraldas agora, e amanhã cedo eu volto para pagar.”
O leão tinha bom coração e caiu no papo da raposa, que levou as duas esmeraldas e conseguiu comida para aquele dia. Na manhã seguinte, bem cedo, a raposa apareceu na tenda do leão e disse “Oh grande leão, eu vim aqui, pois quero mais esmeraldas”. Mas o leão tinha boa memória e respondeu “Não, você já está me devendo o pagamento de duas esmeraldas.”
A raposa então suplicou por mais esmeraldas e prometeu que pagaria no dia seguinte. O leão estava com muita fome, mas confiou na raposa e deu as esmeraldas. Ela voltou feliz ao seu reino e comeu bastante naquela noite.
No dia seguinte, a raposa apareceu de novo na tenda do leão, pedindo por mais esmeraldas, prometendo pagar na manhã seguinte. O leão percebeu que a raposa estava cada vez mais forte, enquanto ele estava magro e fraco. Ele se aborreceu com ela e rugiu “Essa é a ultima vez que eu te deixo levar esmeraldas, se você não pagar amanhã, eu vou te comer.” A raposa mentiu mais uma vez e conseguiu levar as esmeraldas ao seu reino, jantou e ficou bem forte.
Na manhã seguinte, lá estava a raposa na tenda do leão, este de tão fraco não conseguiu dizer uma só palavra, apenas estendeu a pata esperando receber o pagamento. A raposa traiçoeira aproveitou-se da fraqueza do leão e, sem hesitar, o comeu.

Um comentário: